Projetos Coletivos Digitais

PROJETOS EM ANDAMENTO:

 

Programa Telecentros.BR

O Coletivo Digital participa ativamente do Programa Telecentros.BR que visa equipar milhares de telecentros pelo Brasil e levar bolsas de estudo e educação online a seus monitores. Neste programa, o Coletivo Digital atua em duas frentes: Uma, como iniciativa, em que coordena uma rede de 15 telecentros a serem apoiados pelo Ministério das Comunicações com máquinas, mobiliário, bolsas de estudo aos monitores e conexão; e outra frente, em que participa como o Polo São Paulo (posteriormente essa designação passou a ser: Polo Sudeste Meridional) na Rede Nacional de Formação, dividindo com mais sete polos, de diferentes regiões do Brasil, a preparação e aplicação de um curso de educação online aos monitores destes telecentros.

Atualmente, o curso da Rede Nacional de Formação é oferecido para monitores de todos os Telecentros do Brasil ligados ao Ministério das Comunicações.

Período de Execução: Desde o 2o Semestre de 2010

 

Fundação Perseu Abramo

O Coletivo Digital oferece suporte técnico e mantém os servidores da Fundação Perseu Abramo.

 

Barulho Lab

Portal de música livre (http://www.barulholab.com.br) para download que pretende dar vazão e publicidade a iniciativas artísticas e culturais que possam circular livremente pela rede mundial de computadores.

Com foco na música independente, a iniciativa disponibiliza um site na internet e um estúdio de gravação localizado na própria sede do Coletivo Digital.

Período de execução do projeto: Desde Janeiro de 2010.

 

Projeto Cultura Digital

Linhas Gerais do Projeto: Com base nos conhecimentos acumulados durante o período em que o Coletivo Digital atuou como Pontão de Cultura (para saber mais, clique em Projetos Encerrados) o Coletivo Digital propôs a vinda de músicos de Pontos de Cultura de diferentes partes do Brasil para fazer uma vivência de uma semana no Estúdio da ONG, com o intuito de realizar composições que fundam as diferentes vertentes regionais de nossa cultura. Ao final de 1 ano do projeto, um CD com as composições será editado.

Para ler a notícia sobre o prêmio, clique aqui.

Período de Execução: 2012 (Projeto aguarda aprovação, pelo MinC, de uma mudança no plano de trabalho para começar a ser executado)

 

Projeto Cooperativismo e Mundo Digital

Em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), O Coletivo Digital realizou o curso Cooperativismo e Mundo Digital propiciando cursos de inclusão digital para adultos ligados a cooperativas e para a comunidade em geral. Saiba mais sobre o curso: http://teste.coletivodigital.org.br/index.php/noticias/45-inclusao-digital-de-adultos

Periodo de Execução: Dezembro de 2011 com expectativas de renovação.

 

 

PROJETOS ENCERRADOS

 

Jornalismo e as Novas Mídias Sociais

O Coletivo Digital realizou um dia de Oficinas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Durante o dia de oficinas foi proposta uma reflexão sobre as perspectivas do jornalismo diante das novas ferramentas de comunicação e as alternativas de usos das novas mídias sociais para disseminação da comunicação. Para conferir a repercussão positiva do evento, clique aqui: http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3372&Itemid=1 e para fazer o download do material utilizados pelos oficineiros, clique aqui: http://teste.coletivodigital.org.br/index.php/noticias/42-curso-jornalistas

Período de Execução: Setembro de 2011

 

CD Cantos e Contos - Vissungo

Edição de áudio do CD Cantos e Contos Vissungos: Registro feito Por Rudá K. Andrade de uma conversa com um remanescente da cultura Vissunga (Sr. Ivo Silvério da Rocha) na região de Milho Verde (MG)

Caso haja autorização do Sr. Ivo, disponibilizaremos o CD para download.

Período de Execução: 2011

 

Projeto: Pontão de Cultura:

Linhas gerais do projeto: O Coletivo Digital foi contemplado pelo Ministério da Cultura para ser um dos Pontões de Cultura Digital. Responsável pela formação de multiplicadores na apropriação de ferramentas tecnológicas livres na área de edição de imagens, edição de áudio e edição de vídeo e também de técnico em sistemas linux, mais de 150 pessoas foram atendidas pelo projeto.

Três debates foram idealizados, organizados e realizados pelo Coletivo Digital, na qual foram discutidos temas como propriedade intelectual, arte e tecnologia.

Os manuais dos softwares de áudio Rosegarden e do Ardour foram traduzidos pelo Coletivo Digital em parceria com o Estúdio Livre.

Período de execução do projeto: fevereiro de 2009 à fevereiro de 2010.

 

II Encontro Nacional dos Pontões de Cultura

Em parceria com o Pontão de Cultura da ECO, o Coletivo Digital participou da organização e realização, sediando o II Encontro Nacional dos Pontos de Cultura Digital com a presença de atores sociais e coordenadores de cinquenta Pontos de Cultura de diferentes estados do país e também com a presença de representantes do Ministério da Cultura.

Período de execução do projeto: 23 e 24 de janeiro de 2010.

 

Campus Party 2010

O Coletivo Digital participou de três mesas de debate no Campus Party, na área CampusMúsica sobre “Compartilhamento ou Pirataria” e “Redes Sociais Dedicadas a Música” além de também estar presente no debate sobre “Banda Larga Pública” na área de Inclusão Digital.

Período: Janeiro de 2010.

 

Projeto: Ciclo de debates Ponto Livre – Fundação Ford

Linhas gerais do projeto: Articulação e logística das quatro mesas do seminário que ocorreu na PUC/SP entre agosto e setembro de 2008; o evento contou com  a participação de diversos intelectuais tais como: Marijane Lisboa, Ladislau Dowbor, Carlso Seabra, Pedro Resende, entre outros que abordaram nas mesas os seguintes temas:

Gestão do conhecimento e cercamentos culturais;

Novas Tecnologias, política e controle;

Tecnologia, mercado e novos modelos de produção;

Tecnologias do conhecimento e produção colaborativa.

Os debates que estão sendo editados serão disponibilizados ao acesso público através de um site na internet.

Parceiros: Fundação Ford, PUC/SP, Rede Livre

Período de execução: agosto e setembro de 2008

 

Projeto: CID's – Centros de Inclusão do Município de Osasco/SP

Linhas Gerais do Projeto: Implantação, capacitação dos profissionais envolvidos, gerenciamento e manutenção técnica à rede de Telecentros do Município de Osasco/SP,

Parceiros: Serpro, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Osasco, Petrobrás e Rits.

Período de execução do projeto: de março de 2006 à setembro de 2008.

 

Projeto: Sacix.Org

Linhas gerais do projeto: o Coletivo Digital é um dos mantenedores da distribuição linux sacix, uma customização desenvolvida a partir do projeto Debian para atender projetos de inclusão digital. Atualmente a distribuição é utilizada na rede de telecentros Petrobrás/Rits, nos Centros de Inclusão Digital da Prefeitura de Osasco/SP e no projeto Casas Brasil do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – Gov. Federal.

Período de execução do projeto: em andamento desde 2005.

 

Projeto: Telecentros Petrobrás/Rits: formação e reciclagem de monitores.

Linhas gerais do projeto: O Coletivo Digital foi responsável pela capacitação e reciclagem de todos os profissionais e colaboradores que atuam nos telecentros da Petrobrás/Rits em todo o território nacional.

Período de execução do projeto: em andamento desde 2005.

 

Projeto: Campus Party – Acampamento tecnológico – Segunda Edição Brasil – 2009

Coordenação de toda Área de Inclusão Digital do Evento, incluindo o Batismo Digital

Período de execução do projeto : de 19 a 25 de janeiro de 2009

 

Projeto: Campus Party – Acampamento tecnológico – Primeira Edição Brasil - 2008

Linhas Gerais do Projeto: A participação do Coletivo Digital se deu em dois eixos:

1) Seleção de 150 projetos de inclusão digital que recebem apoio do Governo Federal distribuídos em todo o território nacional para a participação no evento de tecnologia Campus Party.

Após selecionadas as melhores experiências, contemplando projetos de todas as regiões do país, o Coletivo Digital encarregou-se da logística de deslocamento de um representante de cada projeto para a participação no Campus Party.

2) Organização do Seminário nacional de Inclusão Digital que ocorreu durante o evento, e que  contou com os respectivos temas e debatedores:

- Conectividade: infra-estrutura, Cidades Digitais e Redes Locais

Debatedores: Sérgio Mindler (Fundação Telefônica), Francisco Gómez Alamillo (Secretário Geral da AHCIET -Associação Hispanoamericana de Centros de Pesquisas e Empresas de Telecomunicações), Cleusa Yoshida (Superintendente Nacional de Arquitetura e Inovação Tecnológica da CAIXA).

- Educação, Interatividade e Redes de Aprendizagem

Debatedores; Lea Fagundes (Presidente da Fundação Pensamento Digital) e Marcelo Branco (coordenador do Campus Party).

-  Cidadania e Novos Direitos na Sociedade da informação

Debatedores: Edvaldo Souza Couto (professor da UFBA e Membro do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - cibercultura, inclusão digital, software livre e novas educações), Sérgio Amadeu (professor da Cásper Líbero e coordenador de conteúdo do campus Party) e Carlos Afonso ( da Rede de Informação para o Terceiro Setor – RITS).

-  Arranjos produtivos, Avanços Tecnológicos e Participação Popular

Debatedores: Kiki Mori (Ministério do Planejamento), Marcos Mazoni (presidente do SERPRO) e Beatriz Tibiriçá (ONG Coletivo Digital).

As discussões e debates ocorridos durante os seminários geraram uma carta de intenções a respeito dos rumos e desafios para a inclusão digital no Brasil que está disponível no Portal Tid (www.tid.org.br).

Período de execução do projeto: De 11 à 17 de fevereiro de 2008 no pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera.

 

Projeto: Coordenação de Seminários regionais dos Telecentros Petrobrás/Rits e reestruturação do Portal TID.

Linhas gerais do projeto: Coordenação de seminários regionais relativos a gestão e sustentabilidade de telecentros, incluindo confecção de material didático e presença de oficineiros e palestrantes.

Reestruturação do Portal Telecentros de Inclusão Digital, incluindo estruturação de ferramenta de educação à distância.

Período de execução do projeto: Dezembro de 2006 à Setembro de 2007

 

Projeto: Palestras, Cursos e Workshops para o SESC/SP – Serviço Social do Comércio.

Linhas gerais do projeto: Desenvolver material e ministrar oficina de comunicação comunitária e blog em unidade do SESC/SP.

Período de execução do projeto: Setembro de 2006

 

Projeto: Elaboração de Portal e reestruturação do site da Fundação Perseu Abramo

Linhas Gerais do Projeto: Prestação de serviços técnicos para Elaboração de Portal e reestruturação do site da Fundação Perseu Abramo.

Período de execução do projeto: Janeiro de 2006 à Abril de 2006

 

Projeto: Portal Telecentros para Inclusão Digital – Rede de Capacitação Continuada

Linhas gerais do projeto: Desenvolvimento do Portal Tid (www.tid.org.br), espaço virtual de capacitação continuada voltado para implementadores, monitores, e coordenadores dos Telecentros de Inclusão Digital da Petrobrás.

Oferecer ainda, suporte técnico e estratégico a essa rede, além de capacitar o conjunto de profissionais para atuar nos Telecentros.

Parceiros: Petrobrás e Rits – Rede de Informação para o Terceiro Setor

Período de execução do projeto: Agosto de 2005 à Dezembro de 2006


Contato

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ShareThis for Joomla!

Endereço

Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP.:05414-012
Tel.: + 55 (11) 3083-5134

Termos de uso

Licença Creative Commons
Conteúdo publicado no site e creditado à equipe do Coletivo Digital é licenciado por Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Brasil.
Textos, estudos e publicações de autoria de terceiros republicados no site devem ter a autorização expressa dos mesmos para qualquer uso futuro.

шины Lassa , выбор кованые диски качество от Nexen/Roadstone в Киеве;HomePorno.TV - домашнее порнокуплю новый квадроцикл