Coletivo Digital promove debate sobre Educação e Recursos Educacionais Abertos

No próximo dia 15 de junho (sexta-feira), o Coletivo Digital promove, em sua sede, um debate sobre Educação e Recursos Educacionais Abertos.

Convidamos para este debate  três profundos pensadores dos temas: Selma Rocha, Bianca Santana e Anderson Fernandes de Alencar.

 

Ao Vivo

 

A cada dia que passa, nossa sociedade se torna mais sensível ao desenvolvimento tecnológico e à velocidade com que ele se dá.

No âmbito da educação esta sensibilidade não é diferente.

Fica cada vez mais difícil conceber as escolas sem computadores e internet, e, para que elas sejam assim serão necessárias, entre tantas outras coisas, políticas públicas que equipem as escolas devidamente.

A internet com suas redes sociais, com abundância de conteúdos e sua enorme possibilidade de compartilhamento, com a possibilidade do ensino online, entre tantos outros fatores, obriga-nos todos a pensarmos o modo como as tecnologias podem ser utilizadas para motivar alunos, como facilitar o aprendizado deles, qual o papel dos professores nesse novo contexto educacional, quais seus desafios, como capacitá-los, e tantas outras questões.

Temas como Direitos Autorais, seus impactos na disseminação do conhecimento no "mundo virtual", o acesso à internet de qualidade nas escolas e nas casas, quais recursos educacionais a tecnologia nos oferece também são fundamentais de serem pensados.

Foi para nos ajudar a refletir sobre tudo isso e muito mais que convidamos Selma Rocha*, Bianca Santana** e Anderson Fernandes de Alencar*** para um debate na sede do Coletivo Digital.

- Atualização em 04/06: Anderson Alencar conseguiu um espaço em sua agenda e também contribuirá com o debate

Este debate se faz ainda mais importante em período de eleições municipais, quando o rumo que a cidade tomará nos próximos anos passa a ser mais e mais discutido entre todos. Neste contexto, é importante que debatamos políticas públicas voltadas à educação também. Acreditamos que temos que fazer de São Paulo uma cidade educadora, ocupada e segura!

Estão todos convidados para contribuir neste debate!

 

SERVIÇO: Debate Educação e Recursos Educacionais Abertos

Quando: 15/06 (sexta-feira)

Hora: 19:45

Onde: Sede do Coletivo Digital

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1117

Informações pelo telefone: 11 3083-5134 (entre 10h e 19h)

*Grátis

PS: Quem não está em São Paulo poderá participar também. O debate será transmitido por Streaming em endereço disponibilizado nesta notícia no dia do evento!

 

*Selma Rocha: Selma Rocha é Graduada em História e mestre em História pela USP. Lecionou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na PUC. Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1996); secretária municipal de Educação de Santo André (1997-2000); presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001). Na Fundação Perseu Abramo integrou o Conselho Curador (1996-2003) e é diretora desde 2004.

**Bianca Santana: Estudou Mestrado na seguinte linha de pesquisa: Estado, Sociedade e Educação na Faculdade de Educação da USP/ Trabalha na empresa Instituto Educadigital. Atua em diversas entidades ligadas à Educação e Tecnologia, participa de movimentos ligados a estes temas, tais como: Recursos Educacionais Abertos, Faculdade de Educação da USP, Maternidade Ativa, Casa da Cultura Digital. Saiba mais sobre ela: http://biancasantana.wordpress.com/

*** Anderson Fernandes de Alencar: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2005), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2007) em que defendeu a dissertação "A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana", faz doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP, 2008-2012), coordenou durante cinco anos, a área de tecnologia da informação do Instituto Paulo Freire e atualmente coordena a Universitas Paulo Freire (UniFreire).

Escrito por: Thiago Esperandio

 

Sobre as oportunidades geradas pela fusão entre educação e tecnologia, leia também: Coletivo Digital colabora com o Projeto Paulo Freire Memória e Presença

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Contato

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ShareThis for Joomla!

Endereço

Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP.:05414-012
Tel.: + 55 (11) 3083-5134

Termos de uso

Licença Creative Commons
Conteúdo publicado no site e creditado à equipe do Coletivo Digital é licenciado por Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Brasil.
Textos, estudos e publicações de autoria de terceiros republicados no site devem ter a autorização expressa dos mesmos para qualquer uso futuro.