Artigos

Coletivo Digital colabora com o Projeto Paulo Freire Memória e Presença

 

A obra do educador Paulo Freire está passando por um processo de recuperação, preservação e disponibilização através da internet e o Coletivo Digital está colaborando com parte desta ação tão importante para a Educação brasileira e mundial.

Na foto acima, Lutgardes Costa Freire (filho do educador) grava, no estúdio do Coletivo Digital, uma das mais famosas obras de seu pai: A Pedagogia do Oprimido

 

Trata-se do Projeto Paulo Freire Memória e Presença (clique para saber mais) que tem tratado do acervo do educador e do acervo a seu respeito.

As ações vão desde catalogação, localização e disponibilização de textos, imagens, cartas, entre tantos outros registros da vida e obra de Paulo Freire.

Dentre todas estas atividades importantes, coube ao Coletivo Digital colaborar, através de seu estúdio de áudio, com a conversão para áudio de 2000 páginas da obra do educador.

Entre estas 2000 páginas estão o livro Pedagogia do Oprimido, um dos mais emblemáticos da obra freireana, que está sendo lido pelo filho de Paulo Freire, Lutgardes Costa Freire (foto ao lado / dentro de nosso estúdio).

Também serão convertidas para áudio, correspondências do educador, seus artigos acadêmicos, obras sobre sua vida e obra e muito mais.

Para o Coletivo Digital, trata-se de uma grande realização: utilizar seu estúdio, onde já foram produzidos ricos materiais nas oficinas de edição de áudio durante o período em que o Coletivo Digital atuou como Pontão de Cultura, para gerar tão importante conteúdo.

 

 

Outro aspecto que é coerente com a militância do Coletivo Digital, e com seu estúdio todo equipado com Software Livre, é que os arquivos de áudio serão disponibilizados no site do projeto em formato OGG, que é aberto, e com licenças livres para o download.

Além de colaborar com a produção de um material que possibilitará acessibilidade a um conteúdo de fundamental importância para a educação brasileira, o Coletivo Digital considera de suma importância que ele seja disseminado sem barreiras proprietárias.

O projeto tem previsão de ser concluído em 4 meses e há muito trabalho a ser feito, trabalho este, que demanda muito cuidado e zelo.

 

Escrito por Thiago Esperandio

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Contato

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ShareThis for Joomla!

Endereço

Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP.:05414-012
Tel.: + 55 (11) 3083-5134

Termos de uso

Licença Creative Commons
Conteúdo publicado no site e creditado à equipe do Coletivo Digital é licenciado por Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Brasil.
Textos, estudos e publicações de autoria de terceiros republicados no site devem ter a autorização expressa dos mesmos para qualquer uso futuro.